Planificação
Curso Profissional de Animador Sóciocultural – 3º ano
Tema:
“Cinco sentidos.”
Público-alvo:
Comunidade escolar
Objectivos:
Dar a conhecer à comunidade escolar, que a “diferença” existe;
Demonstrar à comunidade escolar que os indivíduos portadores de deficiências, cegos (através do Braille, paladar e olfacto) surdos-mudos (linguagem gestual), entre outros, têm outros sentidos mais apurados que qualquer outra pessoa, dita “normal”.
Metodologia:
Expressão plástica;
Expressão Culinária.
Descrição da actividade:
No dia 3 de Dezembro iremos realizar uma actividade das 13:35 às 17:50 para promover o dia Internacional da Deficiência, realizando actividades que permitam sensibilizar a comunidade escolar.
Estas actividades estarão divididas em duas partes: Cegos e Surdos-mudos; Na parte dos cegos teríamos duas bancadas, uma que escreveríamos o nome das pessoas (que pedissem) em Braille, e outra bancada com frutas e outros alimentos, onde as pessoas teriam os olhos tapados e iriam provar e cheirar esses alimentos; na bancada dos surdos-mudos, teríamos uma bancada com uma folha com o abecedário de linguagem gestual, onde as pessoas diriam o seu nome em linguagem gestual;
Palpação de objectos com os olhos vendados
Interpretar uma frase pessoalmente e depois comunicá-la a um colega através da linguagem gestual (mímica);
No meio do átrio interior, perto das salas 1,2,3 e 4 estará desenhado no chão com fita-cola, um boneco portador de deficiência motora;
Recursos Humanos:
Grupo dinamizador;
Professora de A.E.C;
Professores de A.E.
Recursos Materiais:
3 Mesas;
1 Rolo de Fita adesiva;
7 Tupperwares;
10 Folhas;
6 Cartolinas grandes;
2 Canetas;
3 Paus de Canela;
Sal;
Açúcar;
Objectos diversos (por exemplo: estojo, canetas, copo de plástico, saco preto, entre outros).
Grupo Dinamizador:
Ana Vicente nº3
Joana Lopes nº10
Joana Vitorino nº11
Joana Fonseca nº12
Liliana Perdigoto nº13
Patrícia Santos nº 15
Susana Bento nº18
Reflexão de 01-02-2010 a 08-02-1010
Há 14 anos
0 comentários:
Enviar um comentário